domingo, 25 de abril de 2010

Vovó


Agora há pouco cheguei do hospital.

Vovó está incosciente, sedada. Os exames indicam que houve extensa hemorragia cerebral, com perda de consciência mesmo se não estivesse sedada. E além do mais, vovó sempre deixou bem claro que não gostaria de se ver naquela situação. E isso será respeitado.

Eu já estive uma noite numa UTI, como paciente, e foi a minha noite mais tranquila porque sabia que havia escapado da morte, tinha me livrado de uma acidente numa cirurgia, tinha 33 anos, e naquela noite, depois da cirurgia que consertou o que havia saído errado na cirurgia de vesícula, eu tinha a certeza de que a vida tinha me dado uma nova chance. E fiquei feliz da vida com isso.


Hoje, vi uma UTI completamente diferente da que fiquei, cheguei a ficar chocada, mas em seguida repensei e me acalmei.

Havia umas dez ou doze camas, uma ao lado da outra, todos os pacientes idosos, apenas dois acordados. O restante, assim como a minha avó, apenas estava sobrevivendo sem noção do que se passava a sua volta.

É difícil ver um ser humano entubado, alheio, cheio de tubos e fios tomando conta da sua vida. Depois repensei. Difícil mesmo é para quem vê e para quem está consciente do perigo que está correndo por precisar ir para lá.

Já a minha avó, assim como tantos outros, está lá só em corpo. A dor e a expectativa desapareceram.

Vi tios meus que eram uma rocha desabarem feito crianças indefesas. E isso traz uma sensação estranha, incômoda.

Meus pais, meus tios, eu, estamos ficando velhos também. Isso parece clichê, mas pense em você pensando e sentindo isso... é no mínimo uma sensação inquietante. Mas ao mesmo tempo, há momentos em que vem uma grande serenidade, juntamente com a aceitação de que isso faz parte da vida, de que é apenas um ciclo, inevitável e contínuo. E chego quase a sentir a certeza absoluta da minha fé em que as coisas não terminam aqui, que apenas passam por aqui.

Hoje à tarde irá uma médica realizar exames neurológicos para ver se aconteceu a morte cerebral. E se isso for positivo, tenho certeza de que a minha família se reunirá para autorizar que os aparelhos sejam desligados. Era a vontade de vovó, e assim será feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário