domingo, 18 de julho de 2010

Vida, morte, amor

O pai de minha amiga tem 83 anos. Perdeu a esposa, 14 anos mais nova que ele, há uns 7 ou 8 anos.
Algum tempo depois da morte dela, percebi que ele estava encantado por mim. Levei esse sentimento dele da melhor forma possível, sempre puxando para o lado do bem-querer e da amizade, jamais deixando ultrapassar esse limite.
Há umas quatro ou cinco semanas ele sofreu um AVC, está com o lado direito do corpo paralisado. Fomos visitá-lo duas vezes, eu e meu noivo.
Hoje fui visitá-lo sozinha. Lá, além da minha amiga, estavam outras visitas.
Conversei um pouco, comentei que seu aniversário está chegando, que viremos para comemorar com ele. Ele me perguntou do meu noivo, etc. Conversas protocolares, como sempre.
Ele se mantinha ativo, inclusive trabalhando, até ter esse AVC. Senti carinho e dó por sua situação, sentado na poltrona, de fralda geriátrica. Lúcido, mas preso a um corpo que está deixando de funcionar.
Ele pediu que eu me abaixasse para que pudesse me olhar de frente. E assim o fiz.
E com a voz enrolada pela doença ele disse com os olhos marejados de lágrimas:
- Sou apaixonado por você.
- E faz muito tempo, não é de hoje, não.
Não havia motivo algum para eu me sentir ofendida ou achar que era qualquer falta de respeito. Todos sabem que amo o meu noivo.
Vi um ser humano que está prestes a partir e que estava colocando sentimentos à flor da pele.
Fiz o que podia fazer, respondi, olhando para ele:
- Eu sei.
Então, me levantei e dei um beijo na sua cabeça e me despedi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário